Entrevista ao programa Lugar à Cultura

Olá amigos,

Aproveitem e vejam a minha entrevista ao programa Lugar à Cultura do passado dia 24 de Fevereiro na RTV.

Espero que gostem! ;-)

E não deixem de consultar o meu novo BLOG: www.AnaTaboada.wordpress.com

Obrigada!

Ana Taboada

www.AnaTaboada.com

06 novembro 2007

Workshop de terapia de som

Introdução ao Som com Taças Tibetanas,

suas Potencialidades e Aplicações


Um sábado ou domingo das 10h às 18h

60 € por pessoa

“Em geral, vivemos demasiado bloqueados e, por esse motivo, procuramos uma maneira fácil de nos abrirmos, de abrirmos os nossos chakras. Ainda assim, isso não é suficiente. Porque fazê-lo não nos converte em alguém espiritual. Ser alguém espiritual significa atingires-te a ti, atingires plenamente a tua essência. E a música ajuda-te nesse caminho. É o primeiro passo para conseguires essa abertura; é um canal para alcançares a tua essência.(...)
O som da sabedoria é aquela experiência maravilhosa em que, sem qualquer tipo de explicação ou julgamento sobre se algo é correcto ou incorrecto, tu sentes que esse som é simplesmente perfeito, que está bem tal e qual como é. A música não precisa de explicações. Não é boa, nem é má. É simplesmente bela.»
Tulku Lama Lobsang

O som é a percepção sensorial do movimento, da vibração. A criação teve início com a vibração, com o movimento, consequentemente o som originou o mundo e toda a evolução se faz por meio das diversas vibrações. O ser humano surgiu do som, sendo, portanto, som.

Todo o Universo em si próprio é um Mantra. Todos os sons da Natureza são também mantras que reflectem o grande Mantra Universal.

Ao som de Taças Tibetanas, Gongos, Címbalos (…) o corpo atinge um estado de profundo relaxamento libertando todas as tensões; todas as células do organismo recebem uma massagem terapêutica vibracional; a mente acalma, permitindo o acesso a outros níveis de consciência; as emoções desbloqueiam; interiormente sente-se paz e harmonia, permitindo o despertar do Som Interior - Nada Brahma.

As Taças de Som Tibetanas são produzidas manualmente com uma liga de diversos metais (chegam a ser 14, nos quais se inclui a platina, o ouro, a prata, o cobre, o ferro, o bismute…) e conseguem fazer vibrar cinco tons em simultâneo, mantendo a sonoridade durante vários minutos, o que as torna num instrumentos musical único.

Contudo, não se pode comparar as taças de som a um mero instrumento musical de percussão com fabulosas características sonoras. Os médicos tibetanos usam-nas para diagnósticos, os monges utilizam-nas em cerimónias de oferendas e meditação e os xamãs em rituais em todo o Tibete. Embora no Oriente a sua utilização tenha sido, ao longo dos tempos, praticamente secreta, a verdade é que o Ocidente tem vindo a reconhecer nestes objectos ancestrais, e na sua sonoridade, excelentes instrumentos de meditação, de relaxamento e de harmonização a nível físico, mental e emocional.



OBJECTIVOS DO WORKSHOP:

- Ter consciência da importância das vibrações sonoras e do silêncio nas nossas vidas;
- Ter consciência do impacto das diferentes frequências sonoras nos seres humanos e no mundo que nos rodeia;

- Experimentar o efeito de sons e ultra-sons no corpo ao nível físico, mental e emocional;

- Adquirir um enquadramento histórico e conhecimentos sólidos sobre estes instrumentos de percussão;

- Ter consciência do corpo, no seu todo, e da respiração e sua importância na terapia de som;

- Desenvolver sensibilidade e respeito na percussão destes instrumentos;

- Familiarização com as qualidades sonoras e possibilidades expressivas deste tipo de instrumentos;

- Aprender técnicas de percussão e vocalização do mantra OM para fins de meditação, relaxamento e harmonização pelo som;
- Sensibilizar o ouvido e sentir as ondas sonoras produzidas até se chegar de novo ao silêncio…

Os gongos e outros instrumentos de percussão acompanhar-nos-ão ao longo de toda esta experiência!


Sem comentários: